Resenha: A SOMBRA DO VENTO


OLÁ leitores!!!

        O post de hoje será a resenha do livro A Sombra do Vento do autor Carlos Ruiz Zafón.





















Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora:Suma de Letras
Paginas:399
Ano:2007

  Sinopse: Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de 'A Sombra do Vento', do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível.


Resenha:


                 Para começar a falar deste livro tenho que alerta-los que vou estar me coçando para no dar spoiler, porque com uma historia dessas é praticamente impossível. A historia é dividida em grandes partes que são segmentadas em anos para podermos acompanhar os acontecimentos e o crescimento do jovem Daniel onde começa como uma criança descobrindo o Cemitério dos Livros Esquecidos ate sua vida adulta quando começa a tentar a desvendar o mistério por trás de Julián Carax.

                Tenho que admitir que no inicio não estava dando muito para este livro, estava achando meio parado até por que demorei muito para conseguir sair das 100 primeiras paginas, mas conforme a historia vai sendo desenvolvida e o mistério começa a tomar forma e a ser desvendado o livro ganha outro ar e sinceramente não da vontade de largar.
               Da metade para o final do livro, acontece um fato que eu fiquei pensando " Tá e agora? o que vai acontecer com a historia?", mas calmamente o autor Zafón ia explicando e deixando tudo as claras.
              Durante a trama teremos alguns fatos que nos levam a conhecer o passado de Julián e o presente de Daniel, juntamente com o misterioso personagem que parece ter saído diretamente dos romances de Julián e que quer destruir todos os seus livros publicados de qualquer jeito, inclusive a cópia de a Sombra do Vento que está com Daniel que aparentemente é o único livro do autor que se teve noticias em muitos anos.
            A trama envolvente nos prende do inicio ao fim nos deixando com gostinho de quero mais.
            Este é o primeiro livro de uma trilogia escrita por Zafón onde todos os livros podem ser lidos independentemente a unica coisa em comum em todos é que em algum momento da trama teremos o Cemitério dos Livros Esquecidos ( que por sinal eu queria que fosse real para poder visita-lo hahha).Alem deste livro já li da trilogia O Jogo do Anjo, e para falar a verdade, li este primeiro  do que a Sombra do Vento e garanto que não tem problema nenhum em se ler fora de ordem, isso não implica em nenhuma perda, como já disse todos os livros são independentes.

     Espero que tenham gostado e até a próxima...


Nenhum comentário:

Postar um comentário